Primeira Ocorrência

A primeira ocorrência foi na tarde de ontem, 06 de março, em Rochedo/MS. Uma equipe se deslocava para Campo Grande/MS, na MS-080 próximo ao km 80 quando observaram duas carretas suspeitas, paradas em um posto de combustíveis.

Uma das carretas, uma Scania/G380 com placas de Goiânia/GO, tinha um homem de 38 anos como condutor. No semirreboque havia cerca de 700 caixas de cigarros contrabandeados do Paraguai. Segundo o motorista, o destino seria o Estado do Pará. Em posse do homem havia ainda a quantia de R$ 8870,00 (oito mil, oitocentos e setenta reais).

O segundo veículo, um Volvo/FH12 380 com placas de Colorado/PR, cujo responsável era um homem de 46 anos. No compartimento de cargas foram encontradas cerca de 800 caixas de cigarros estrangeiros sem os documentos fiscais. O homem informou que levaria o carregamento para Goiás, onde receberia o pagamento. Com ele foi encontrada a quantia de R$ 6.220,00 (seis mil, duzentos e vinte reais).

Em verificação aos sinais identificadores dos veículos, foi constatado que os semirreboques tracionados pelo Volvo haviam indícios de adulteração. Nos dois veículos foram encontrados também rádios telecomunicadores em funcionamento, o que é proibido.


Segunda Ocorrência

A segunda ocorrência, foi no início da manhã de hoje, 07 de março. Uma equipe fiscalizava em frente à Unidade Operacional da PRF em Jaraguari, BR-163 km 530, quando deram ordem de parada a um GM/Astra HB com placa de Campo Grande/MS.

O motorista não obedeceu a ordem e empreendeu fuga, sendo acompanhado por cerca de 2km e abordado após o pedágio. Ao verificar o veículo, os policiais encontraram cerca de 10 caixas de cigarro, algo em torno de 5.000 maços.

Questionado, o homem informou que adquiriu as caixas de cigarro próximo ao Mercado Municipal de Campo Grande, o Mercadão, e levaria o carregamento para Bandeirantes/MS.


Terceira Ocorrência

A terceira ocorrência também foi em Jaraguari/MS. A equipe abordou um M.Benz/L1113, com placas de Umuarama/PR, conduzido por um homem de 37 anos, na companhia de outro de 49. 

Os dois ocupantes se mostraram nervosos com a abordagem policial e deram respostas contraditórias acerca da viagem. No baú do veículo havia um carregamento de estofados, conforme a nota fiscal. No entanto, no interior dos sofás foram encontradas várias caixas de cigarros de origem estrangeira, sem a documentação fiscal. 

Perguntados sobre o contrabando, os dois homens assumiram que faziam o transporte do ilícito. Eles pegaram o veículo em Umuarama/PR e levariam até a cidade de Cuiabá/MT, onde receberiam o pagamento. Foram apreendidos cerca de 125 mil maços.

As três ocorrências foram encaminhadas para a Polícia Federal em Campo Grande/MS.